Câmara Municipal de Maiquinique já tem novo presidente

Com sete votos e duas abstinências, vereador Chico Batoré é eleito o mais novo presidente da Câmara Municipal...

NOVA PREFEITA DE MAIQUINIQUE, DENUNCIA À IMPRENSA DESMONTE NA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE

Prefeita Realizou coletiva na Câmara Municipal de Vereadores, onde abriu a "Caixa Preta"das administrações anteriores.

REDESCOBRINDO MAIQUINIQUE

Confiram belíssimas imagens digitalizadas que resgatam a história e retratam o cotidiano de nosso município ao longo de seus quase 51 anos de emancipação. (Clique aqui e confiram!)

Novos Secretário Municipais iniciam seus trabalhos

Confiram a lista dos novos nomes que irão compor as Secretarias Municipais do nosso município.

PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS JÁ APRESENTA PROBLEMAS

Em consequência do desvio de verbas, pavimentação de ruas está sendo refeitas poucos meses após sua inauguração, gerando enormes prejuízos aos cofre públicos municipais

Atenção Concurseiros e Vestibulandos!

Atenção concurseiros e vestibulandos de plantão! Disponibilizamos aqui no blog uma série de links onde vocês poderão encontrar apostilas e vídeo aulas grátis!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MEC DIVULGA RESULTADO DO ENEM

enem2012O Ministério da Educação (MEC) liberou para consulta nesta sexta-feira o boletim de desempenho individual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os participantes devem acessar o site da prova e fornecer o número de CPF ou da inscrição, além da senha cadastrada no ato da inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha, é possível recuperá-la na própria página do Enem.

O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro áreas avaliadas. São elas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza, além da nota de redação. O Enem 2012 foi aplicado entre os dias 3 e 4 de novembro para cerca de 5 milhões de estudantes.

Vale lembrar que o Enem é corrigido segundo a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um método internacionalmente difundido em que a nota final não é resultado da simples soma do número de questões que o participante acerta. Isso porque nem todas questões têm o mesmo valor.

Se o participante acerta somente questões difíceis, sinaliza ao sistema de correção inconsistência no domínio da disciplina avaliada, pois a TRI considera que o conhecimento necessário à resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos. Em uma situação como essa, portanto, o sistema avalia que é alta a probabilidade de o acerto ser fruto da sorte (ou de boa mira para o "chute").

Para ajudar os participantes a entender melhor como é caculada a nota do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, divulgou nesta sexta-feira uma cartilha sobre a TRI e os métodos de correção da avaliação nacional. O material está disponível para download.

Com a nota do Enem em mãos, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 7 de janeiro. O Sisu é o programa que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base exclusivamente na nota do Enem. Para o primeiro semestre de 2013 estão sendo oferecidas quase 130.000 vagas em mais de 3.500 cursos e 101 universidades e institutos. Os interessados têm até o dia 11 para fazer a inscrição no sistema.

Também com a nota do Enem será possível concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O cronograma de inscrições deve ser divulgado pelo MEC no início de próximo mês. Além disso, o Enem auxilia na disputa de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras, na obtenção de financiamento estudantil e serve como bônus em diversos vestibulares de universidades públicas e privadas.

Falha técnica - Na tarde de quinta-feira, uma falha no sistema do MEC permitiu que alguns estudantes tivessem acesso antecipado à nota de redação do Enem 2012. Isso porque, por volta das 16h o ministério realizava os últimos procedimentos para a divulgação oficial dos resultados. Durante as últimas etapas da fase de testes, os resultados da prova de redação ficaram visíveis aos participantes que estavam na página no momento.

INFORMAÇÕES: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/nota-do-enem-2012-ja-esta-disponivel-para-consulta

domingo, 23 de dezembro de 2012

NÃO ACEITO CORRUPÇÃO! POR: ÍMARA BARROS

image            Infelizmente é fato notório a todo instante os inúmeros exemplos de atos de corrupção, violência, desrespeito ao próximo, mau comportamento e deseducação em nossa cidade. Ousaria a dizer que esse “caos” não somente é causado pelo “nosso administrador”, mas como também seria um reflexo do silêncio e da inércia de muitos, que estão mais preocupados com o seu próprio umbigo.
            É tanta malandragem em nosso governo, que ficar calada diante de tanta insensibilidade seria insensatez demais da minha parte. Vemos hoje pessoas desmoralizadas, corruptas e ladras governando e dando rumos impensáveis antes à nossa cidade. Pessoas estas que elegemos e que demos a credibilidade para fazer por nossa cidade o que administradores antes não haviam feito. Pergunto-me todos os dias onde foram parar todos aqueles valores de honestidade, patriotismo, e por que não de humanidade? Sim; onde está a humanidade? São todos desumanos. É desumano porque milhões são desviados, milhões que deveriam ser investidos na saúde, educação, segurança. É desumano porque pais de família não podem dá aos seus filhos uma única refeição e a esperança que eles têm (a merenda escolar) lhes é tirada descaradamente. É desumano porque pra ser medicado no Hospital Municipal é preciso comprar com o dinheiro próprio os medicamentos. É desumano porque sair à noite exige todo cuidado do mundo, além da segurança ser precária, as ruas estão escuras. E todo esse dinheiro vai pra onde? Para o bolso desses corruptos pra serem transformados em carros e casas de luxo, em vinhos caros.
            Penso que esse mal deveria ser combatido junto, que as pessoas juntassem para lutar, usando a internet, as ruas para mostrar toda indignação que a corrupção nos traz. A corrupção deve ser derrubada assim como valores nossos foram derrubados e esquecidos. Nossa cidade é desmoralizada a cada dia que passa e não devemos deixar isso continuar. Devemos selar esse ciclo, porque somos os responsáveis, nós elegemos quem hoje desgoverna a nossa cidade. O ex presidente do STF, Ministro Marco Aurélio de Melo já dizia: “A sociedade não é a vítima, mas autora. Somos responsáveis pelos políticos em geral, pelos homens públicos que aí estão”. E eu reconhecendo o meu erro tento corrigi-lo, não pensando só em mim, como em toda a população que está à mercê de um governo que só visa o próprio bem e enriquecimento próprio.

*Ímara Barros dos Santos é estudante de direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, em Vitória da Conquista, e também não concorda com a corrupção do Governo Jesulino Porto.

PREFEITO JESULINO PORTO ABANDONOU A PREFEITURA À PRÓPRIA SORTE

4Jesulino, o prefeito que não está nem aí pra população

O Prefeito de Maiquinique, Jesulino Porto (PSD), simplesmente abandonou a prefeitura! É o que diz fontes ligadas ao próprio governo.

De acordo pessoas ligadas à administração municipal, após perder as eleições o prefeito abandonou a prefeitura a própria sorte, delegando todos os compromissos ao seu irmão Armando Porto, que de acordo as mesmas fontes, é quem está concluindo os trabalhos do "Governo Participativo.

A cidade de Maiquinique, que já se encontra completamente sucateada, com mais de 5 milhões em dívidas, e enfrentando a pior crise de empregos de sua história, agora está a mercê de um ex-político ficha suja e empresário ganancioso e falido que visa apenas o lucro financeiro em suas ações.

ENRIQUECIMENTO RÁPIDO

De acordo analistas políticos locais, um dos motivos pelo qual o prefeito sofreu uma grande rejeição do eleitorado maiquiniquense nessa última eleição foi o visível enriquecimento ilícito do alcaide e de seus parentes, assessores e secretários do alto escalão.

O Patrimônio do prefeito aumentou mais de 5 vezes desde o que entrou na política em 2004 até o registro de sua candidatura em 2012, de acordo informações colhidas no TSE através do DivulgaCand. Valendo lembrar que nos bastidores da política comenta-se que os valores declarados pelo prefeito não são reais, e que os bens do prefeito podem ser ainda 3 vezes maiores do que o mesmo declara.

Agora com o seu irmão à frente da prefeitura nesse fim de mandato, o prefeito espera ainda poder “salvar” alguma coisa para poder garantir o natal, e os tempos difíceis que virão a partir de janeiro, já que o mesmo não terá mais a prefeitura nas mãos para financiar os seus gastos e investimentos pessoais.

sábado, 22 de dezembro de 2012

PÉSSIMA GESTÃO: PREFEITO DE MAIQUINIQUE DEIXA SERVIDORES SEM PAGAMENTO DE 13º

Centenas de maiquiniquenses que são funcionários da prefeitura vivem a angústia de não conseguir pagar suas contas e nem colocar alimentos dentro de casa, às vésperas do Natal. Isso porque o pagamento do 13º que deveria, obrigatoriamente como manda a lei, ter sido pago até o último dia 20 (quarta feira), segue em atraso e sem prazo definido para entrar na conta dos servidores.

Com o atraso do abono, o Natal dos funcionários será magro, já que muitos servidores contavam com esse salário extra para poderem passar um natal mais tranquilo e digno com suas famílias. Quem também está lamentando o atraso do pagamento do abono são os comerciantes da cidade. Após o fechamento da Azaléia o comércio local entrou em crise, e os comerciantes estavam torcendo para que o décimo terceiro pago aos servidores pudesse injetar dinheiro no comércio, gerando mais renda e negócios nesse fim de ano. Porém a realidade é o oposto do que muitos pensavam.

O prefeito Jesulino Porto (PSD) até hoje não se manifestou sobre o não pagamento, e na prefeitura ninguém fala sobre o assunto.

Em comunicado ao Gazeta, o vereador líder da oposição na câmara, Juliano Silveira (PDT), diz não entender o por que do atraso, uma vez que a prefeitura, a pouco mais de um mês gastou absurdos 60 mil reais em festa, sem falar que os últimos 2 meses, de acordo o Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação do Banco do Brasil, foram os meses em que a prefeitura de Maiquinique obteve a maior arrecadação de repasses, somando até o momento dessa matéria o valor de R$ 2.211.436,83 (DOIS MILHÕES DUZENTOS E ONZE MIL QUATROCENTOS E TRINTA E SEIS REAIS E OITENTA E TRÊS CENTAVOS!!!)

Valores esses, que de acordo o vereador, até pouco menos de 6 anos o município recebia em 5 meses, e portanto, com tanto dinheiro em arrecadado não é possível esses atrasos “injustificados”.

O vereador fechou seu comentário dizendo que: “A má gestão do dinheiro público em Maiquinique nessa administração é tamanha que levou o município a falência! A falência financeira, moral e ética!”

         A Gratificação Natalina, ou décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art. 7º da Constituição Federal de 1988, e os empregados que se sentirem lesados no recebimento desse abono deve procurar o MTE ( Ministério do Trabalho e emprego) e denunciar os atrasos. A penalidade por atraso no pagamento do 13º salário é de R$ 170,26 por empregado, podendo ser dobrada em caso de reincidência.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PREFEITA, VICE E VEREADORES ELEITOS SÃO DIPLOMADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

          Eleitos no último pleito, a prefeita, Minininha, o vice-prefeito, Adilson Martins e os nove vereadores foram diplomados na tarde desta segunda-feira (17), pela Justiça eleitoral.
          A cerimônia foi conduzida pela Juíza da 91º zona eleitoral, Dr. Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro, no Fórum Silvio Benício em Macarani.
          A prefeita eleita Minininha, parabenizou os nove vereadores eleitos, agradeceu ao vice Adilson Martins, a sua família e a todos que contribuíram para a sua vitória, falou ainda, sobre a grande responsabilidade que terá pela frente, mais que estará sempre a disposição do seu povo.
          O vice-prefeito Adilson Martins, também agradeceu a todos e parabenizou a prefeita os nove vereadores eleitos, disse ainda, que Maiquinique terá o privilégio de ser administrada pela primeira vez na história por uma mulher e que será um vice atuante ao lado do povo.
          O vereador eleito Valdelicio, agradeceu a Deus pela sua vitória, a vitória dos colegas eleitos, do vice e da prefeita; recitando uma passagem bíblica, disse, que a tempo para tudo, que ele esperou 12 anos por este momento.

Informações: blog do Jota Neto

domingo, 16 de dezembro de 2012

GRUPO DOS CINCO SE ARTICULA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Vereadores de Maiquinique          Um grupo de cinco vereadores eleitos para a próxima legislatura, pode estar se formando nos próximos dias para garantir a presidência da Câmara Municipal em Maiquinique.

          A nova presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Maiquinique já é um assunto que está sendo discutido entre os vereadores eleitos e reeleitos desde outubro, quando se encerrou o processo eleitoral. Especulações e rumores sobre quem será o novo presidente da Casa, aos poucos vão ganhando espaço nas rodas de discussões políticas pela cidade

          Comenta-se que o atual presidente, Carlito Barbosa (PPS), que permanece no cargo até dezembro de 2012, é o principal articulador do grupo da oposição, formado pelos vereadores Chico Batoré, Íris Patez, Maicon de Celi e Valdelício Luz, cujo intuito principal é “tirar” a presidência das mãos do grupo da prefeita eleita, Minininha, que também já manifestou apoio ao seu grupo para assumir o cargo.

          Com as articulações da oposição, que é maioria eleita na casa (5 a 4), praticamente fechadas, a prefeita eleita vê cada dia mais a presidência da câmara se distanciar do seu grupo.

          Será necessário força e estratégia política para que ela consiga dissolver o grupo da oposição, e consiga formar uma base parlamentar sólida na câmara legislativa que lhe dê apoio durante seu governo.

          Especulações a parte, espera-se que independentemente de grupo político, os vereadores trabalhem com seriedade, moralidade, e sobretudo, defendendo os interesses da cidade.

sábado, 15 de dezembro de 2012

COM CORRUPÇÃO E MÁ GESTÃO, PREFEITO JESULINO PORTO FALIU A PREFEITURA DE MAIQUINIQUE.

image

Ao assumir a prefeitura em 2013, a próxima prefeita de Maiquinique terá uma surpresa nada agradável. O rombo/dívida deixado por seu sucessor é de R$ 5.827.363,38 – quase cinco vezes o Orçamento mensal do município.

A prefeita eleita também herdará um grande número de obras recém acabadas, ou em fase de conclusão, iniciadas pelo atual prefeito, e que prometem ser um verdadeiro estorvo para as administrações futuras, além de vários compromissos fiscais e financeiros que invariavelmente serão deixados pelo atual prefeito.

Pelo visto a prefeitura de Maiquinique vai demorar a se recuperar destes “saques” constantes que sofreu nesses últimos quatro anos.

INAUGURAÇÃO DO PSF: MAIQUINIQUE GANHARÁ MAIS UM ELEFANTE BRANCO?

23012012073MAIQUINIQUE: Parece que as insanidades do prefeito Jesulino Porto e seu plano diabólico de atrapalhar a vida do sofrido povo de Maiquinique não tem limites.

Anunciada durante toda a semana com todo o estardalhaço pelo locutor tabacudo Louro José, a inauguração do PSF do Bairro Bela
Vista parece ser a maior realização do prefeito, no campo da saúde.

Esta obra, que é uma obra do Governo Federal, ficou pronta há mais de 2 anos, mas continuava fechada até hoje, 15 de dezembro, quando o prefeito promete a “GRANDE” inauguração da sua grande obra para a cidade.

Porém, para entrar em pleno funcionamento e receber os repasses do Ministério da Saúde, é preciso que o município adquira todos os equipamentos hospitalares, contrate médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, indispensáveis às atividades médicas que lá serão desenvolvidos.

É justamente neste aspecto a grande dificuldade encontrada pelo município. Para equipar o Posto de Saúde da Família, uma vez que os custos giram em torno de duzentos a trezentos mil reais, importância que o município não dispõe, nem efetuou a necessária previsão orçamentária para o atual exercício.

DE ONDE VIERAM OS EQUIPAMENTOS PARA INAUGURAÇÃO DO PSF?

Sem dinheiro em caixa, licitação ou contrato de compra de equipamentos para a inauguração do PSF, surge uma importante indagação: De onde então vieram os equipamentos e aparelhagem para a inauguração do PSF do Bela Vista?

Á informações de que a Secretaria Municipal de Saúde, através do prefeito Jesulino Porto, após sucatear o consultório do Distrito de Pouso Alegre, teria sequestrados os equipamentos daquela unidade e ao que tudo indica, irá utiliza-los na “grande” inauguração do novo PSF.

Quando a saúde do Município está jogada as traças, quando o hospital e o PSF do Centro estão funcionando em petição de miséria, o prefeito resolve inaugurar mais um elefante branco.

Que o Posto de Saúde será “inaugurado” com muita propaganda e foguetório, não resta dúvidas, porém corre o risco de não vir a funcionar plenamente, por falta de gestores e recursos para equipá-la.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

URGENTE! AZALÉIA ACABA DE DEMITIR CERCA DE 1500 FUNCIONÁRIOS DA SUA MATRIZ EM ITAPETINGA

Os galpões da matriz em Itapetinga estão ficando vazios

ITAPETINGA: Contrariando todas as expectativas e as previsões ‘otimistas’ das autoridades locais e estaduais, a matriz da fábrica de calçados Vulcabras|Azaleia demitiu nesta sexta-feira (14), cerca de 1.500 funcionários, sem nenhum aviso prévio. Os ‘colaboradores’ da Azaléia em Itapetinga foram demitidos sumariamente, durante todo o dia, à medida em chegavam no seu turno de trabalho, devendo continuar nos turnos seguintes.

Muitos não conseguiram sequer acessar as dependências da fábrica, visto que os seus cartões de acesso foram bloqueados e não passaram da portaria. Outros, que já se encontravam trabalhando, foram sendo levados em pequenos grupos para o setor de RH, onde receberam os comunicados de demissão.

Desta vez a Azaléia não poupou sequer os funcionários com deficiência física, demitindo-os sumariamente, sem pena nem dó. Os critérios de demissão, segundo informações de coordenadores que não quiseram se identificar, foram aleatórios e incluíram pessoas recém contratadas e até antigos funcionários, com até 10 anos de casa. Para o turno da meia-noite desta sexta, mais demissões estão previstas.

A nossa reportagem esteve na porta da fábrica no início da noite desta sexta-feira e constatou, in loco, o desespero dos funcionários demitidos, que se aglomeravam no portão, sem acreditarem no que estava ocorrendo. Com medo de futuras represálias, nenhum dos demitidos quis gravar entrevista, mas mesmo assim conseguimos filmar a aglomeração dos demitidos no pátio interno da fábrica.

No local não havia nenhum representante do sindicato da categoria.

AGUARDE O VÍDEO COM A REPORTAGEM COMPLETA

Por Davi Ferraz/Sudoeste Hoje

domingo, 9 de dezembro de 2012

TRÊS JOVENS SÃO PRESOS EM MAIQUINIQUE POR ASSALTO.

Maiquinique

         A guarnição do 2º Pelotão de Polícia Militar da cidade de Maiquinique, composta pelos Soldados Adenilson Carvalho e Allan Moreira, conduziram e apresentaram no complexo policial de Itapetinga , três elementos que assaltaram Adilson Oliveira Sousa, 36 anos, morador do bairro Bela Vista.

          Adilson , andava tranquilamente por volta 02:h30 da madrugada de sábado ( 08/12) em direção a sua residência no bairro Bela Vista, cidade de Maiquinique , quando foi abordado por três elementos, um deles Marcelo dos Santos Nascimento, de posse de um canivete anunciou o assalto, o segundo elemento, João Carlos de Jesus Gomes, agrediu com socos a vítima que teve sua carteira de cor preta contendo todos seus documentos pessoais e a quantia de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais) levada pelo terceiro elemento Michel Avelar Albuquerque .

          Por volta das 11:h30, a guarnição foi acionada através do (190?) e meia hora depois  localizou e prendeu os três elementos, um deles estava em um bar fazendo farra provavelmente com o dinheiro do assalto, a carteira com os documentos da vítima e sem o dinheiro foi encontrada no interior da casa de Michel Avelar.

O trio foi apresentado no plantão do delegado plantonista da 21ª Coorpin.

INFORMAÇÕES DO PORTAL: Itapetinga24horas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

VI ANIVERSÁRIO DA MOCIDADE BATISTA EM POUSO ALEGRE

                   No próximo final de semana, dias 08 e 09 de Dezembro, estará acontecendo no templo da Primeira Igreja Batista do Distrito de Pouso Alegre, o IV Aniversário da Mocidade Batista.

                    O evento será a partir das 19h, onde o Orador Oficial será Joel Ribeiro, da cidade de Itarantim e também terá a presença do Ministério Vim para Adorar-te da cidade de Itororó.

E você é convidado Especial!

Fonte: pousoalegreba.com

Mais informações:

Site: http://www.mocidadebatista.com/

Facebook: https://www.facebook.com/mocidadebatista

MAIQUINIQUE E ITARANTIM DISCUTIRÁ EM SEMINÁRIO ALTERNATIVAS ECONÔMICAS E TECNOLÓGICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR.

clip_image003                    Experiências produtivas que visem uma melhor sustentabilidade econômica e ambiental para as regiões Sul e Sudoeste da Bahia serão discutidas e articuladas em um seminário na próxima sexta-feira, 07/12, na sede da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (COOPARDO), em Itarantim – Bahia. O evento é promovido pelo CEAS e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com o apoio da Organização Amigos de Itarantim, Associação de Produtores de Leite de Itarantim, Associação dos Pequenos Agricultores de Água Vermelha, Comunidade de Palmeira, Associação Amigos da Natureza, de Maiquinique, e Gazeta Maiquiniquense.

                    O Seminário é um desdobramento da visita na comunidade de Palmeira, Itarantim – BA, realizada em outubro deste ano, para discutir ações que proporcionem uma melhoria de renda aos pequenos agropecuaristas e agricultores, bem como das recentes aprovações de Projetos de Lei de Iniciativa Popular, que entre outras propostas ambientais, restringe o plantio de plantas exóticas nos dois municípios, a exemplo do eucalipto.

                    Durante o Seminário será apresentado o plano de apoio aos pequenos agricultores e agricultoras com as seguintes propostas:

Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar: Incentivará a implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho com palma forrageira adensada. A palma é uma forrageira bem adaptada às condições do semiárido, apresenta alta produtividade quando cultivada de forma intensiva e suporta períodos de estiagem prolongada, é rica em carboidratos e é uma excelente alternativa para alimentação de bovinos, ovinos e caprinos no período da seca.

Inseminação Artificial em Bovinos de Leite: O EBDA usa a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).O cio das vacas é estimulado com a utilização de hormônios para a posterior introdução do sêmen. A inseminação ocorre de forma programada, acompanhada e executada por técnicos da empresa. Espera-se, com o uso dessa tecnologia que 50% das fêmeas inseminadas fiquem prenhes.

Quintais Agroflorestais: Os quintais na zona rural são transformados em unidades de produção de alimentos agroecológicos (sem produtos químicos e veneno) como hortas, pomar, criação de galinhas, codornas, abelhas sem ferrão etc., para produção de madeira e de ervas medicinais (cidreira, mastruz, capim santo, pitanga etc.). Este espaço também valoriza o trabalho feminino, pois na maioria das unidades, as mulheres são quem gerenciam sua produção. Assim, o quintal auxilia na segurança alimentar e pode ser alternativa de renda para as famílias que comercializam o excedente produzido.

Controle Homeopático de Doenças e Parasitas em Bovinos: A homeopatia é uma ciência desenvolvida há 200 anos. Há cerca de 15 anos este tipo de tratamento também vem sendo realizado em animais. Pesquisas recentes viabilizaram o uso de medicamentos homeopáticos que controlam a infestação de carrapatos, mosca do chifre, berne, vermes e moscas domésticas em bovinos. O controle orgânico e homeopático representa para o(a) produtor(a) a redução de custos, aumento da produção e dos lucros, além da melhoria na saúde das pessoas (seus familiares, trabalhadores(as) e consumidores(as).

Programação

Data: 07/12/2012

Local: COOPARDO, Itarantim – Bahia

08:30 horas: Abertura do evento

09:00 horas:Apresentação da Situação da Agropecuária Regional

09:30 horas: Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar

10:45 horas: Intervalo

11:00 horas: Inseminação Artificial em Bovinos de Leite

11:45 horas: Quintais Agroflorestais

12:30 horas: Intervalo para o almoço

14:00 horas: Controle Homeopático de Doenças e Parasitas em Bovinos

15:00 horas: Elaboração de plano de ação

INFORMAÇÕES: Portal do CEAS

BRASIL VERDE, PENSAMENTO CINZA

Na semana em que se discutiu amplamente a questão da monocultura do eucalipto e os consequentes impactos ambientais provocados pelo "deserto verde", o texto semanal de nosso colunista Paulo Meira vem complementar o que já vem sendo alvo de diversos embates e discussões entre ambientalistas empresas multinacionais e   o governo: O meio Ambiente não é negócio.

BRASIL VERDE, PENSAMENTO CINZA

Há muitos e muitos anos, cresci ouvindo que as nossas matas e nosso ecossistema funcionam como espécies de “Pulmões do mundo”. Mas nos deparamos com pensamentos recheados de puro capitalismo, sem pensar no funcionamento salutar desses tão importantes “órgãos” que fazem com que a qualidade da vida humana seja o topo de uma cadeia de sobrevivência.
Ai fico sempre a me perguntar, o que seria mais importante? A vida humana que depende de um equilíbrio da nossa fauna e flora, ou os interesses de alguns poucos políticos e burgueses que em tese definem o destino de nossa nação?
                    Todos os dias, vejo cabeças pensando em projetos faraônicos como, a transposição do rio São Francisco, a mega usina de Belo Monte, e o incentivo ao plantio de eucalipto entre outros tantos projetos que são fontes eminentes de desvio de verba pública e que tem como principal interesse, saciar a fome voraz de muitos pela verba pública, ao invés de saciarem a fome que de fato existe estampada nos rostos de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. Enquanto isso a vida de milhares de ribeirinhos estão sendo ameaçadas por tais projetos, e a nossa tão rica fauna tendo que perder espécies nativas que estão entrando ou já estão em extinção.
                    Gostaria que os amigos leitores jamais, deixem de se colocarem a serviço da natureza em detrimento a interesses que são de pura insanidade humana. Lembremos que temos que deixar um legado para as gerações vindouras, e que seja um legado consciente e não um legado onde interesses infundados venham prevalecer. Assim deixo um alerta aos nossos jovens e adultos, que prezem por um futuro melhor para as próximas gerações no sentido de ter uma qualidade de vida melhor enquanto habitantes desse imenso planeta que Deus nos deu a responsabilidade de cuidarmos.

COLUNISTA: (PAULO MEIRA MOREIRA)

sábado, 1 de dezembro de 2012

A LUTA É CONTRA O CAPITAL, A LUTA É EM FAVOR DO AGRICULTOR!

                 A exploração do café, óleo de baleia, carvão, petróleo que integram os ciclos econômicos da história do Brasil tem como marca a supremacia do capital em detrimento do bem estar da população. Durante o Seminário sobre a monocultura do eucalipto, que acontece em Vitória da Conquista, o professor Sebastião Pinheiro chamou a atenção em sua palestra para a luta contra com capital e a constante luta dos movimentos. “O inimigo não é a Veracel. O sistema é muito mais complexo e exige uma maior formação do povo. É preciso conhecer lógica do opositor para usar as suas ferramentas fazer o combate. Os inimigos são grandes holdings estrangeiras, como o grupo americano Rockfeller que administra 80% da banana cultivada em todo o mundo. Esse mesmo grupo tem parcela do banco central americano e detém a tecnologia para transformar eucalipto em biocombustível. Este é o real interesse do eucalipto no Brasil”, explicou o professor.

                    O evento trouxe também uma palestra com representantes do Ministério Público Federal, Mário Medeiros, e Estadual, Carlos Robson, além do professor e advogado Rui Medeiros. Eles fizeram um painel sobre as possibilidades de ações populares através dos órgãos legais, bem como uma análise da legislação ambiental existente e as competências legais para esta questão do estado, município e união. Foi unânime a avaliação de que a legislação é falha, quando não inexistente. Em outros casos a lei é facilmente burlada e ainda há as situações em que na elaboração das leis as bancadas (ruralista, evangélica etc) votam por interesse particulares e não populares.

                   Na noite de quinta, 29/11, os participantes do seminário tomaram as ruas do centro de Conquista para uma passeata, levando o tema do evento para as ruas da cidade. Ao som de músicas, hinos rurais e gritos em defesa da vida a população conquistense parou para ver a caminhada passar. A noite contou ainda com a abertura da instalação artística revelando o lado mortífero do eucalipto.

INFORMAÇÕES; CEAS (CENTRO DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL)

FALTA TERRA PARA PLANTAR ALIMENTOS!

clip_image003Esse foi o destaque trazido pelas comunidades que participaram do Seminário de Monocultura de Eucalipto, que foi realizado na última quinta e sexta feira (29 e 30/11), em Vitória da Conquista. Os relatos dos agricultores e agricultoras revelam o drama vivenciado pelas comunidades com suas terras e águas contaminadas pelo plantio do eucalipto, uso excessivo de agrotóxicos e comprometimento das nascentes. Há ainda a constante perda de territórios, que estão sendo comprados pelas grandes empresas, que também oferecem crédito para que se produza eucalipto. Ao todo, foram apresentadas 12 realidades de diferentes regiões da Bahia e também de Minas Gerais (Norte e Vale do Jequitinhonha). Os representantes das comunidades também trouxeram experiências de luta contra esta realidade, a exemplo dos projetos de lei de iniciativa popular.

Além dos relatos, neste primeiro dia do Seminário, a professora Gilca Garcia Oliveira fez um panorama dos usos do território na Bahia. De acordo com a estudiosa as legislações para a defesa do território e do trabalhador rural já existem, sendo a Constituição Federal a maior delas, mas ainda assim a problemática persiste, desde a época da colonização brasileira. Na exposição também foram apresentados dados sobre a concentração da terra na mão de poucos. Na Bahia, 43% dos estabelecimentos tem até 5 ha e isso corresponde a 2,13% da área do Estado. O próprio governo afirma que o módulo rural da Bahia (tamanho mínimo para que uma família de trabalhadores rurais possam viver com dignidade) é de mais ou menos 50ha. Enquanto isso, 1,61% dos estabelecimentos são acima de 500ha e correspondem a uma área de 45,88%. Segundo, a professora com a monocultura do eucalipto isso tende a fortalecer. Dados do Plano Nacional de Reforma Agrária apontam que 55% das terras na Bahia são devolutas e 73% não foram reformadas.

O Seminário também apresentou dados sobre o números de comunidades quilombolas, associações de pesca, projeto de reforma agrária, trabalho escravo na Bahia. “O nosso Estado é responsável por 10% do número de resgatados (trabalhadores retirados do trabalho escravo) de todo o Brasil”, destacou a professora.

As oficinas, que integram a programação do evento, trouxeram os instrumentos legais necessários para que as leis de iniciativa popular sejam cridas e implementadas; a interligação entre diversos setores que resultam no uso da água e na produção e consumo de energia elétrica; as consequências do cultivo de eucalipto para a produção de alimentos e expulsão do trabalhador rural para as periferias das cidades gerando outros problemas como a pobreza e a violência.

INFORMAÇÕES: CEAS (CENTRO DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL)

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More