Câmara Municipal de Maiquinique já tem novo presidente

Com sete votos e duas abstinências, vereador Chico Batoré é eleito o mais novo presidente da Câmara Municipal...

NOVA PREFEITA DE MAIQUINIQUE, DENUNCIA À IMPRENSA DESMONTE NA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE

Prefeita Realizou coletiva na Câmara Municipal de Vereadores, onde abriu a "Caixa Preta"das administrações anteriores.

REDESCOBRINDO MAIQUINIQUE

Confiram belíssimas imagens digitalizadas que resgatam a história e retratam o cotidiano de nosso município ao longo de seus quase 51 anos de emancipação. (Clique aqui e confiram!)

Novos Secretário Municipais iniciam seus trabalhos

Confiram a lista dos novos nomes que irão compor as Secretarias Municipais do nosso município.

PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS JÁ APRESENTA PROBLEMAS

Em consequência do desvio de verbas, pavimentação de ruas está sendo refeitas poucos meses após sua inauguração, gerando enormes prejuízos aos cofre públicos municipais

Atenção Concurseiros e Vestibulandos!

Atenção concurseiros e vestibulandos de plantão! Disponibilizamos aqui no blog uma série de links onde vocês poderão encontrar apostilas e vídeo aulas grátis!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PT DE ITARANTIM: O recomeço ou fim de uma relação?

1173796_497033230378208_1313400929_nSr. Almir Oliveira (PT) e o vice prefeito Klber Fonseca (PT) - Foto ASCOM-PT

O Partido dos Trabalhadores de Itarantim se reuniu na noite neste sábado (10) com seus diretores e militantes para analisar as conjunturas políticas nacionais e estaduais, bem como, o posicionamento do partido no município.
Além das presenças do vice-prefeito, Kleber do PT, do presidente da câmara, Juvenal José Rodrigues (Piri) e dos vereadores Raimundo do Sindicato e Ju Roldão, os petistas receberam Almir Oliveira, membro do Diretório Estadual e representante do mandato do deputado Rosemberg Pinto. Avaliaram o possível cenário nacional e estadual para eleições 2014 e refletiram as resoluções do Partido para PED (Processo de Eleição Direta).

Quadro Municipal

No entanto, o que predominou naquela reunião foi a relação do PT de Itarantim com o governo de Dr. Paulo Fernandes. Primeiro se definiu que o partido precisa de clareza de seu papel político em Itarantim. Na ótica de resultados, as urnas deram ao Partido dos Trabalhadores de Itarantim, 2.427 votos, significando a sigla mais votada na coligação que levou o advogado Paulo Fernandes à prefeitura municipal. Em termos de enfrentamento direto, o PT só ficou atrás do PP (Partido Progressista) que saiu com 3.306 votos. Porém, vale ressaltar que, o partido liderado pelo ex-prefeito, Gideão Mattos, tinha a máquina administrativa.
Os números oficiais deixaram o PT numa situação confortável de depender apenas dele para ocupar três vagas na câmara, no que diz as regras de quociente eleitoral. Já na coligação liderada pelo PT (leia-se: Desperta Itarantim), os votos captados junto ao eleitor, somaram 3.455 no total.
Gráfico: fonte TRE


PT – 2.427
PMDB – 894
PSL – 55
PCdoB – 44
PTC – 02
PTdoB – 02
PPS – 01

Numa outra ponta de aliança, encontraremos a coligação liderada pelo PSB, partido do prefeito eleito (leia-se: Avança Itarantim), que saiu das urnas com 3042 votos no seguinte gráfico:

PSB – 1702
PSD – 929
PSDB – 411

Seguindo tal posicionamento dos eleitores nas últimas eleições, o PT de Itarantim, avalia como positiva sua atuação na construção de um projeto. Porém, se torna preocupante, a forma de tratamento que o governo municipal vem tendo com o partido na composição de forças. O Partido dos Trabalhadores tem o vice-prefeito, Kleber do PT, três vereadores: Juvenal José Rodrigues (Piri), Raimundo do Sindicato e Ju Roldão. Isso indica que o PT de Itarantim tem por merecimento, o direito de representatividade no conjunto do governo municipal. Os números apontam esse raciocínio. “Até porque, esse projeto também é nosso”. Lembrou o vereador Raimundo do Sindicato. “Desde as eleições de 2008, o PT luta de forma representativa contra o modelo administrativo do ex-prefeito Gideão Mattos. Não partimos de um ponto de dissidência”.

Limite

O PT de Itarantim avaliou que tem chegado ao limite o desgaste dessa relação, e decidiu que formará uma comissão exclusiva para uma última conversa com o prefeito, Dr. Paulo Fernandes, por entender que as relações não estão sendo claras com o partido. “Não podemos mais adiar essa situação, a sociedade tem nos cobrado, nossas famílias e nossos militantes têm nos cobrado.” Alertou o vice-prefeito, Kleber do PT. “Muitos notaram a falta de cordialidade na Conferência da Cultura. Não podemos culpar o prefeito pelas possíveis ingenuidades de seus auxiliares, porém, não poderemos tolerar falta de entendimento”. Observou o Piri, presidente da câmara municipal.

Assim, ao fim da reunião, o PT de Itarantim definiu que tem posição, por isso precisa urgente de uma resposta do executivo municipal. Caso entenda Dr. Paulo Fernandes que não se faz interessante absorver as ideias e a participação do partido para construir um projeto de governo, é natural que o partido siga seu caminho e aprofunde o debate político naquilo que acredita.


Fonte: ASCOM-PT

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More