sexta-feira, 12 de março de 2010

A face do descaso

O nosso município já sofre com a falta de serviços essenciais à população, tais como, mau fornecimento de água nos novos bairros , ruas esburacadas, falta de assistência jurídica em nossa cidade, falta de um órgão para emissão de documentos de identidade, título eleitoral, dentre outros. Enfim, problemas que vão do transporte escolar a precária situação do cemitério. Mas agora o descaso atingiu o seu extremo. O cartório de nossa cidade acaba de fechar as portas, e deixar a população sem nenhuma assistência cartorial.

  Segundo o tabelionato a falta de serviços
cartoriais em nosso município irá afetar profundamente a vida da comunidade, pois, “É por meio da certidão de nascimento que a criança pode ser matriculada na escola. Sem esse documento não há como ter acesso aos demais documentos e benefícios sociais, como aposentadoria e o programa Bolsa Família.”
   Como o próprio tabelião afirma, é a partir do registro de nascimento que o cidadão pode ser atendido em hospitais e postos de saúde. É por meio da certidão de nascimento que a criança será matriculada na escola. Sem esse documento torna-se inviável o acesso aos demais documentos e benefícios sociais,      (aposentadoria e o programa Bolsa Família). Os assuntos referentes ao cartório, que aqui em nossa cidade já eram difíceis de serem resolvidos, agora terão que ser resolvidos em Macaraní. Ou seja, novamente nos tornamos dependentes da cidade de Macaraní para resolver os serviços mais elementares do nosso dia a dia. Em 16 de Julho de 1962, Maiquinique conseguiu sua emancipação política de Macaraní. Quase 48 anos depois, ainda nos vemos presos a Macaraní, por conta da fraqueza, do comodismo e da falta de respeito dos nossos governantes, que parecem ser surdos mudos e cegos diante de um fato tão absurdo!
   Sabemos sim que os serviços cartoriais são de responsabilidade do Estado. Mas também sabemos que se em Maiquinique houvesse liderança política, ainda mais em ano eleitoral, o Estado pensaria duas vezes antes de fechar o cartório. Ou do contrário, bastava que o município e o Estado entrassem em acordo mútuo para que o cartório continuasse a servir a população em nossa cidade. Portanto, caros leitores, há uma diferença enorme entre governar e LIDERAR.
   Em função da forma como o tema tem sido tratado pela prefeitura, a população espera que o poder público de nossa cidade reveja sua postura, que ao que parece é de neutralidade diante do assunto, e dê o devido respeito aos cidadãos Maiquiniquenses, trabalhando para trazer de volta os serviços cartoriais para a nossa, carente, cidade. A POPULAÇÃO AGRADECE.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More