Sonho e Chimango apenas. Este tem sido o cardápio da Merenda de pelo menos 800 alunos da rede de Educação Infantil municipal de Maiquinique nos últimos 20 dias. O menu indicado pelos nutricionistas, que prevê arroz, feijão, macarrão, verduras e carne, não está sendo seguido em pelo menos 4 das 7 escolas da rede municipal de ensino.
Pais e professores da Escola Nelson José de Oliveira , no Gaspar Dutra, no Edivaldo Flores, e na Escola Laura Rocha, relatam que os problemas se estendem desde o início das aulas, e que se agravaram mais ainda nessas ultimas três semanas. Ao perguntar para as merendeiras por que apenas sonhos e chimangos eram servidos aos alunos, elas ouviram que a empresa contratada para distribuir a comida não entregou os alimentos. Procuramos entrar em contato com a empresa DJS-Comércio de alimentos LTDA, mas não encontramos nenhuma informação a seu respeito, uma vez que no diário oficial da prefeitura de Maiquinique, edição nº289, consta de que esta empresa está situada á rua Damásio Ferreira, n° 160, Centro Maiquinique-BA!
"(...) Isso que eles estão fazendo é de uma desumanidade sem limites, pois tenho alunos em minha sala de aula que saem de casa na esperança de terem sua primeira refeição do dia na escola, com a merenda. Tenho muitos alunos de baixa renda que infelizmente não tem o que comer pela manhã em suas casas, (...) certa vez cheguei a sair para compra balas e pirulitos para dar a eles e ver se enganava a ansiedade das crianças", conta uma professora. Ela pediu para não ser identificada pois teme represálias. Funcionários de outros dois colégios entraram em contato com o Gazeta, mas também pediram para não serem identificados.
As denúncias foram levadas pelos professores funcionários e pelo Jornal Gazeta Maiquiniquense ao vereador Juliano Silveira(PDT), que pretende cobrar respostas da Prefeitura de Maiquinique na próxima sessão da Câmara. "Farei um questionamento formal para saber por que está faltando merenda nas escolas", afirma Juliano, que acredita que o problema está atingindo toda a rede de ensino infantil, onde estudam mais de 1200 (mil e duzentas) crianças.
As crianças que saíam do colégio contavam que ganharam um biscoito sem líquido nenhum que pudesse acompanhar o miserável lanche. "Se Vai dar só sonho ou biscoito, então que dê também um pouco de suco para ajudar a descer esse alimento quando os pequenos ingerirem”, falou uma merendeira.
Ajudante percebeu que filhA chega em casa com fome
O ajudante de pedreiro, J. P S, 37 anos, percebeu que a merenda estava fraca quando notou que os filhos chegavam em casa com fome. "Minha menina não gosta de chimango. E só estão dando isso na escola. Não é à toa que, quando chega em casa, ela está varada de fome", conta J, que está desempregado.
O secretário de educação foi procurado um mês atrás por nossa reportagem e questionado a respeito dessas denúncias. Porém, o mesmo como que igual a um robô programado, e apelando para o vicioso gerundismo, repetia apenas que; “a merenda vai está chegando essa semana”. Perguntamos também a respeito da empresa responsável por fornecer a merenda e do contrato que o município mantém com ela e novamente só se ouviu: “A merenda vai está chegando essa semana”
A DJS-Comércio de alimentos LTDA é responsável pela distribuição da merenda desde Abril, quando firmou acordo com a administração municipal no valor de R$ 79.882.50 (setenta e nove mil oitocentos e oitenta e dois reais e cinqüenta centavos). Mas o que percebe é que este dinheiro não está sendo gasto com o que deveria; merenda de qualidade.
0 comentários:
Postar um comentário
ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.