segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PT DE ITARANTIM: O recomeço ou fim de uma relação?

1173796_497033230378208_1313400929_nSr. Almir Oliveira (PT) e o vice prefeito Klber Fonseca (PT) - Foto ASCOM-PT

O Partido dos Trabalhadores de Itarantim se reuniu na noite neste sábado (10) com seus diretores e militantes para analisar as conjunturas políticas nacionais e estaduais, bem como, o posicionamento do partido no município.
Além das presenças do vice-prefeito, Kleber do PT, do presidente da câmara, Juvenal José Rodrigues (Piri) e dos vereadores Raimundo do Sindicato e Ju Roldão, os petistas receberam Almir Oliveira, membro do Diretório Estadual e representante do mandato do deputado Rosemberg Pinto. Avaliaram o possível cenário nacional e estadual para eleições 2014 e refletiram as resoluções do Partido para PED (Processo de Eleição Direta).

Quadro Municipal

No entanto, o que predominou naquela reunião foi a relação do PT de Itarantim com o governo de Dr. Paulo Fernandes. Primeiro se definiu que o partido precisa de clareza de seu papel político em Itarantim. Na ótica de resultados, as urnas deram ao Partido dos Trabalhadores de Itarantim, 2.427 votos, significando a sigla mais votada na coligação que levou o advogado Paulo Fernandes à prefeitura municipal. Em termos de enfrentamento direto, o PT só ficou atrás do PP (Partido Progressista) que saiu com 3.306 votos. Porém, vale ressaltar que, o partido liderado pelo ex-prefeito, Gideão Mattos, tinha a máquina administrativa.
Os números oficiais deixaram o PT numa situação confortável de depender apenas dele para ocupar três vagas na câmara, no que diz as regras de quociente eleitoral. Já na coligação liderada pelo PT (leia-se: Desperta Itarantim), os votos captados junto ao eleitor, somaram 3.455 no total.
Gráfico: fonte TRE


PT – 2.427
PMDB – 894
PSL – 55
PCdoB – 44
PTC – 02
PTdoB – 02
PPS – 01

Numa outra ponta de aliança, encontraremos a coligação liderada pelo PSB, partido do prefeito eleito (leia-se: Avança Itarantim), que saiu das urnas com 3042 votos no seguinte gráfico:

PSB – 1702
PSD – 929
PSDB – 411

Seguindo tal posicionamento dos eleitores nas últimas eleições, o PT de Itarantim, avalia como positiva sua atuação na construção de um projeto. Porém, se torna preocupante, a forma de tratamento que o governo municipal vem tendo com o partido na composição de forças. O Partido dos Trabalhadores tem o vice-prefeito, Kleber do PT, três vereadores: Juvenal José Rodrigues (Piri), Raimundo do Sindicato e Ju Roldão. Isso indica que o PT de Itarantim tem por merecimento, o direito de representatividade no conjunto do governo municipal. Os números apontam esse raciocínio. “Até porque, esse projeto também é nosso”. Lembrou o vereador Raimundo do Sindicato. “Desde as eleições de 2008, o PT luta de forma representativa contra o modelo administrativo do ex-prefeito Gideão Mattos. Não partimos de um ponto de dissidência”.

Limite

O PT de Itarantim avaliou que tem chegado ao limite o desgaste dessa relação, e decidiu que formará uma comissão exclusiva para uma última conversa com o prefeito, Dr. Paulo Fernandes, por entender que as relações não estão sendo claras com o partido. “Não podemos mais adiar essa situação, a sociedade tem nos cobrado, nossas famílias e nossos militantes têm nos cobrado.” Alertou o vice-prefeito, Kleber do PT. “Muitos notaram a falta de cordialidade na Conferência da Cultura. Não podemos culpar o prefeito pelas possíveis ingenuidades de seus auxiliares, porém, não poderemos tolerar falta de entendimento”. Observou o Piri, presidente da câmara municipal.

Assim, ao fim da reunião, o PT de Itarantim definiu que tem posição, por isso precisa urgente de uma resposta do executivo municipal. Caso entenda Dr. Paulo Fernandes que não se faz interessante absorver as ideias e a participação do partido para construir um projeto de governo, é natural que o partido siga seu caminho e aprofunde o debate político naquilo que acredita.


Fonte: ASCOM-PT

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More