sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NO DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SOBERANIA ALIMENTAR, VIA CAMPESINA OCUPA CODEVASF NA CIDADE DE JUAZEIRO-BA

Na manhã de hoje (16 de outubro) a cidade de Juazeiro amanheceu tomada por bandeiras vermelhas, cerca de seis mil camponeses e camponesas da Via Campesina (MPA, MST, MAB, entre outros) ocuparam a sede da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).
A atividade faz parte da Jornada Internacional de Luta pela Soberania Alimentar que é realizada no mundo todo pela Via Campesina, com ações de repúdio às multinacionais do agronegócio.
Segundo Maria Kazé "As transnacionais do agronegócio como a Monsanto, Basf, Bayer entre outras, são as principais responsáveis por crimes ambientais e pela contaminação da terra, da água, dos animais e dos próprios seres humanos. Por isso, nós camponeses e camponesas do MPA e da Via Campesina, estamos denunciando esse modelo baseado no uso de agrotóxicos e sementes transgênicas e propondo para o mundo a agroecologia como alternativa à produção de alimentos saudáveis em convívio com a natureza para alimentar os trabalhadores que são quem mais necessitam".
Esta planejado ainda para esta manhã a realização da "Audiência Pública do Semiárido"  que consistirá na discussão sobre os problemas e as alternativas para o desenvolvimento da agricultura Camponesa no Vale do São Francisco, pois segundo os camponeses e camponesas mobilizados o governo não tem dados respostas as necessidades das populações.
Um ponto bastante polêmico consiste na questão das cisternas de plástico que estão sendo distribuídas pelo governo na região, que por sua vez são frágeis e não aguentam os impactos do sol da região, chegando assim a "derreterem" e com isso liberar substâncias tóxicas que contaminam a água. Para Leomárcio Araujo "As cistenas de plástico representam um retrocesso na convivência com o semiárido, pois são mais caras, custando o dobro das cisterna de placa e não geram os empregos locais".
O governo federal foi convidado para participar da audiência pública e explicar o porque de mesmo com as denúncias já comprovadas em relação às cisternas de plástico, nenhuma ação foi tomada até agora. Porém até este momento não havia sido confirmada a presença de nenhum representante do governo federal.
Após a audiência a programação do dia de hoje segue com a realização de um Show Popular Contra o Agronegócio. A atividade contará com a participação de vários artistas regionais e é aberta a população local. 
 Por Comunicação MPA 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More