quinta-feira, 14 de março de 2013

JOVENS DE MAIQUINIQUE PARTICIPARÃO DE INTERCÂMBIO PARA FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA

2013-03-12 16.47.22Maiquinique: O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), realizará Intercâmbio para Formação em agroecologia de jovens pequenos agricultores.

O objetivo geral do projeto é capacitar jovens multiplicadores do conhecimento agroecológico e comercialização solidária, através da promoção de intercâmbio entre jovens do sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais.

O Intercâmbio está organizado nas seguintes etapas de estudos e práticas:

  a) 4 cursos de práticas:

          1) Produção Orgânica

          2) Organização associativa e cooperativada

          3) Preservação do meio ambiente

  4) Papel da juventude na produção agrícola e pecuária

          b) Experiência de intercâmbio com a juventude de Minas gerais em experiências de organização comunitária e de produção orgânica.

          c) Elaboração e desenvolvimento de um projeto de produção na sua unidade familiar

          d) E apoio para implementação do projeto produtivo elaborado pelo/a jovem.

Em Maiquinique o CEAS em parceria com associações locais como Amigos da Natureza, Projeto Verde Amigos de Maiquinique (Gazeta Maiquiniquense) e a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pretendem escolher 3 Jovens para participarem desse Intercambio.

Em visita a comunidade do Tinga nessa última terça, o Engenheiro Agrônomo Maicon Leopoldino, representante do CEAS, pode se reunir e discutir o projeto e as propostas do Intercâmbio com a comunidade. A reunião contou com a participação massiva dos pequenos agricultores da comunidade, e na oportunidade foram discutidas também diversas opiniões de propostas de trabalhos e atividades naquela região.

Após os encaminhamentos, foram indicados pelos agricultores duas jovens para participar do Curso. Essas Jovens irão representar a comunidade do Tinga no Intercâmbio que acontecerão nos meses de Maio, Agosto e Novembro de 2013 em Montes Claros – Minas Gerais, com duração de 5 (cinco) dias cada etapa.

A REVOLTANTE SITUAÇÃO DOS MORADORES DO TINGA

2013-03-12 16.08.41A reunião também serviu para a troca de informações e experiências entre a comunidade do Tinga e os representantes das associações.

Na oportunidade os moradores, pequenos agricultores, expressaram suas dificuldades e sua triste situação quanto ao direito de ter terras para produzir seus meios de subsistência.

Segundo os moradores, eles e suas famílias estão sendo expulsos, presenciando a expropriação de suas terras e sendo afetados pela interrupção de suas práticas locais de produção e subsistência.

Os moradores relatam que se fixaram na região do Tinga por volta da década de 50, a mais de 60 anos, e ali sempre produziram e viveram com suas famílias, abastecendo em quase 70% a necessidade de alimentos da feira livre de Maiquinique. Porém um fazendeiro local, que alega ter recebido a terra recentemente de um espólio, se apropriou dos animais dos moradores da comunidade e os expulsaram das terras sem ao menos tentar um acordo ou solução para o impasse. Nenhuma documentação de posse ou propriedade das terras foram apresentadas até o momento, e o fazendeiro não produz nenhum tipo de cultura ou criação animal nas terras, tornando-as improdutivas.

Os moradores da comunidade já estão se mobilizando, buscando se reunir em discussões com outros movimentos sociais, e apoio para lutar pelos seus direitos, garantidos pela Constituição Federal.

Se expulsarem esses pequenos agricultores de suas roças, estarão retirando deles não só o seu pedacinho de terra – que é o seu instrumento de trabalho e sua fonte de subsistência –, mas a sua história e a sua vida.

É bom que eles saibam que não estão sós nessa luta, pois ela deve ser uma luta de todos nós

2013-03-12 16.38.55

2013-03-12 16.37.05

2013-03-12 16.38.152013-03-12 18.02.092013-03-12 18.02.02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More