sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Progresso invisível

O Progresso invisível

       Nossa cidade vem crescendo muito nestes últimos anos. Um crescimento que nos coloca em destaque no pólo microrregional de Itapetinga e adjacentes, além de nos fortalecer economicamente. Mas muitos Maiquiniquenses se perguntam. “De que adianta crescer tanto, progredir tanto, se não tem sustentação para esse crescimento, se o nosso modelo administrativo se encontra tão antiquado e tão ultrapassado”?

      Podemos tomar como exemplo inicial o nosso sistema de saúde, ou em especial, o nosso hospital.

      É bem verdade que o hospital foi ampliado, o número de profissionais também, o atendimento melhorado, mas, porém, existe ainda uma carência de certos serviços que são prioritários. Por exemplo; um serviço de disque emergência ou  o “192”, que já existe na maioria das cidades circunvizinhas.

      Nosso hospital não consta de nenhum telefone em sua emergência, ou em qualquer dos seus outros setores. Consta apenas de um telefone público a sua entrada que, hora pode, hora não pode receber ligações, pois, telefone público em Maiquinique que funcione é uma raridade. E isso acaba se tornando inaceitável, pois, quando se trata da saúde e do bem estar de uma pessoa, cada minuto é precioso.

       Ainda no hospital encontramos outra deficiência; As ambulâncias.

       Estas se encontram em situações precárias, e muitas vezes oferecem um serviço pouco eficiente.

       Saindo um pouco da saúde e passando para a segurança pública, notamos outra série de deficiências.

       O sistema foi ampliado, tivemos um aumento no número de policiais, e um melhor lugar para o alojamento desses profissionais. A eles também foi deixado à disposição um veículo para que se pudesse trabalhar e fazer a ronda habitual, pois o antigo veículo da polícia já se encontrava inutilizado. Mas, ainda assim, precisamos de um serviço de disque denúncia, ou “190” que também já existe na maioria das cidades circunvizinhas, mas em maiquinique nunca funcionou. Este serviço também é essencial para uma maior segurança dos cidadãos, além de ser mais rápido prático e fácil de utilizar. Em maiquinique se um cidadão presencia um ato de infração, uma briga, ou até mesmo uma tentativa de assassinato, tem que sair às pressas correndo para comunicar a polícia, e isto é totalmente inaceitável.

      Passando agora para a área de limpeza pública, vimos recentemente diversas campanhas da prefeitura conscientizando a população para que não jogue lixo ás ruas e que mantenham a cidade limpa. Muito bonita essa iniciativa da prefeitura e das secretarias, mas para que se possa jogar o lixo no lixo é necessário que haja lixeiras nas nossas praças e avenidas. Não que por isso o cidadão deva jogar lixo nas ruas, de maneira alguma. Mas o fato de a lixeira estar ali presente a cada passo que ele der o ajuda a ter mais consciência do seu papel em manter a cidade limpa.

 Assim pedimos um compromisso maior do nosso “Governo Participativo”. Pois isso tudo citado acima faz parte de um quadro de necessidade que a muito o povo espera que sejam atendidas.

VAMOS PARTICIPAR AÍ GOVERNO PARTICIPATIVO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More