É tão fácil o prometer, e tão difícil o cumprir, que há bem poucas pessoas que cumpram as suas promessas. (Marquês de Maricá)
E, nos recantos desse imenso país chamado Brasil, o compromisso com a verdade, com a ética, com a coerência do que se promete, tornou-se tão avacalhado que pouco importa o que se vai dizer em cima de um palanque durante um comício político. O que realmente importa pra determinados políticos mesmo, é a consequência imediata de suas promessas, que poderão lhes render muitos votos, ou o necessário para se ganhar uma eleição.
Prometer tornou-se um ato tão trivial e costumeiro em época de eleição, que criou-se uma máxima no meio político que diz: “prometa o que quiser, cumpra se puder”.
Maiquinique vive essa “boa safra” de promessas feitas e não cumpridas.
Hoje em dia promete-se de tudo em época de eleições na nossa cidade.
Promessas como um Raio-X para o Hospital, ou uma máquina de ultrassom, uma república para estudantes em cidades circunvizinhas, casas populares ou reformas de casas em programas do governo, foram feita aos montes nas últimas eleições municipais, porém, aposto que ninguém mais se lembra delas, nem mesmo aqueles que as fizeram...
O pior mesmo, acredito eu, é quando mesmo sabendo que não conseguirão cumprir com suas promessas, esses políticos caras de pau ainda alimentam esperanças no cidadão.
Recentemente um funcionário da prefeitura, secretário do meio ambiente, mas que também é fotógrafo freelance da prefeitura nas horas vagas (ou seja, o tempo todo) saiu pela cidade fotografando moradores de baixa renda e suas casas, dizendo ele que seria para o Programa Minha Casa minha vida, do Governo Federal.
Isso encheu de esperanças os corações cansados dessas famílias, que sempre alimentaram o sonho de ter sua casa própria, ou uma moradia digna para viver e criar seus filhos.
Isso já faz 2 anos, e até agora essas famílias não viram nem um tijolo dessas casas, ou das reformas.
Chegou-se até a fazer uma planilha com a relação dos beneficiados e o valor das reformas, porém nada saiu do papel...pelo menos não para essas pessoas.
Através de denúncia anônima, nossa redação teve acesso a cópia da planilha, onde constam essas relações, e anexamos abaixo para que nossos leitores vejam e reflitam um pouco mais sobre essa vergonhosa prática do “prometa o que quiser, cumpra se puder”. (clique na imagem para ampliar)
Se alguém tiver materiais, ou denúncias a fazer, entre em contato conosco através do blog. Lembre-se, combater a corrupção e roubo de dinheiro público de sua cidade é responsabilidade de todos os cidadãos!
1 comentários:
O pior é que sempre foi assim. E duvido muito que mude alguma coisa esse ano. Essa roubalheira em Maiquinique vai continuar, isso se não elegermos pessoas decentes para a câmara de vereadores. Pessoas que fiscalizem o prefeito, e não que o ajude a roubar mais ainda.
Postar um comentário
ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.