Câmara Municipal de Maiquinique já tem novo presidente

Com sete votos e duas abstinências, vereador Chico Batoré é eleito o mais novo presidente da Câmara Municipal...

NOVA PREFEITA DE MAIQUINIQUE, DENUNCIA À IMPRENSA DESMONTE NA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE

Prefeita Realizou coletiva na Câmara Municipal de Vereadores, onde abriu a "Caixa Preta"das administrações anteriores.

REDESCOBRINDO MAIQUINIQUE

Confiram belíssimas imagens digitalizadas que resgatam a história e retratam o cotidiano de nosso município ao longo de seus quase 51 anos de emancipação. (Clique aqui e confiram!)

Novos Secretário Municipais iniciam seus trabalhos

Confiram a lista dos novos nomes que irão compor as Secretarias Municipais do nosso município.

PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS JÁ APRESENTA PROBLEMAS

Em consequência do desvio de verbas, pavimentação de ruas está sendo refeitas poucos meses após sua inauguração, gerando enormes prejuízos aos cofre públicos municipais

Atenção Concurseiros e Vestibulandos!

Atenção concurseiros e vestibulandos de plantão! Disponibilizamos aqui no blog uma série de links onde vocês poderão encontrar apostilas e vídeo aulas grátis!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NO DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SOBERANIA ALIMENTAR, VIA CAMPESINA OCUPA CODEVASF NA CIDADE DE JUAZEIRO-BA

Na manhã de hoje (16 de outubro) a cidade de Juazeiro amanheceu tomada por bandeiras vermelhas, cerca de seis mil camponeses e camponesas da Via Campesina (MPA, MST, MAB, entre outros) ocuparam a sede da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).
A atividade faz parte da Jornada Internacional de Luta pela Soberania Alimentar que é realizada no mundo todo pela Via Campesina, com ações de repúdio às multinacionais do agronegócio.
Segundo Maria Kazé "As transnacionais do agronegócio como a Monsanto, Basf, Bayer entre outras, são as principais responsáveis por crimes ambientais e pela contaminação da terra, da água, dos animais e dos próprios seres humanos. Por isso, nós camponeses e camponesas do MPA e da Via Campesina, estamos denunciando esse modelo baseado no uso de agrotóxicos e sementes transgênicas e propondo para o mundo a agroecologia como alternativa à produção de alimentos saudáveis em convívio com a natureza para alimentar os trabalhadores que são quem mais necessitam".
Esta planejado ainda para esta manhã a realização da "Audiência Pública do Semiárido"  que consistirá na discussão sobre os problemas e as alternativas para o desenvolvimento da agricultura Camponesa no Vale do São Francisco, pois segundo os camponeses e camponesas mobilizados o governo não tem dados respostas as necessidades das populações.
Um ponto bastante polêmico consiste na questão das cisternas de plástico que estão sendo distribuídas pelo governo na região, que por sua vez são frágeis e não aguentam os impactos do sol da região, chegando assim a "derreterem" e com isso liberar substâncias tóxicas que contaminam a água. Para Leomárcio Araujo "As cistenas de plástico representam um retrocesso na convivência com o semiárido, pois são mais caras, custando o dobro das cisterna de placa e não geram os empregos locais".
O governo federal foi convidado para participar da audiência pública e explicar o porque de mesmo com as denúncias já comprovadas em relação às cisternas de plástico, nenhuma ação foi tomada até agora. Porém até este momento não havia sido confirmada a presença de nenhum representante do governo federal.
Após a audiência a programação do dia de hoje segue com a realização de um Show Popular Contra o Agronegócio. A atividade contará com a participação de vários artistas regionais e é aberta a população local. 
 Por Comunicação MPA 

MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES OCUPA A UNIDADE DE PESQUISA DA MONSANTO, EM PETROLINA (PE)

Na manhã desta terça-feira (15) cinco mil camponeses e camponesas do Nordeste, organizados/as no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE. A ocupação acontece como forma de denúncia aos impactos sociais e ambientais trazidos pela empresa, sobretudo com a modificação genética das sementes e a produção de agrotóxicos, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana em todo o planeta.
“A ocupação é uma forma de enfretamento à expansão do agronegócio no Nordeste e o repúdio às ações da Monsanto, empresa que, historicamente, privatiza os bens da natureza e controla o mercado agroalimentar mundial, ameaçando a vida dos camponeses e de toda a humanidade”, destaca Leomárcio Araújo da coordenação do MPA.
A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar, que teve início nesta segunda-feira (14) e segue até sexta (18). Amanhã, no Dia Internacional da Alimentação (16 de outubro), será realizada a Audiência Popular do Semiárido, a partir das 9h, na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro-BA. Todas as pessoas estão convidadas.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MAIQUINIQUE: POLÊMICA ENTRE PREFEITURA E COMERCIANTES ACERCA DO “FEIRÃO DO BRÁS” É NOTÍCIA EM TODA A REGIÃO

A polêmica que vem envolvendo a vinda do "Feirão do Brás" para nossa cidade repercutiu também nas cidade circunvizinhas e foi notícias em vários sites e jornais da região. Hoje pela manhã, repórteres do Site Bahia Urgente estiveram em Maiquinique, e entrevistaram algumas cidadãos, comerciantes e a prefeita Maria Aparecida, sobre essa questão. Sabemos da pouca intimidade que a gestora tem com câmeras e com o microfone, uma vez que a mesma ocupa cargo executivo pela primeira vez, e assim como muitos, é uma aprendiz na difícil arte de falar em público, ou para o público. Porém, não pude deixar de observar que faltou convicção nas colocações da excelentíssima, que ainda parece tratar o problema de maneira paliativa, sem se importar com o grau de importância que essa problemática vem tomando. A administração municipal já coleciona algumas derrotas amargas desde seu início em janeiro, quando resolveu tratar determinadas classes organizadas em nosso município como minoria. Foi assim com os professores e o falecido processo seletivo, e pelo que se percebe, também está sendo assim agora com a classe dos comerciantes. Ao atribuir intriga política a questão dos comerciantes, a prefeita corre o risco de cometer o mesmo engano que cometeu com os professores no início de sua gestão, quando também atribuiu o movimento organizado destes a desafetos políticos. Sabemos dos aproveitadores que procuram aparecer nesse momento como salvadores da pátria, mas estes, assim como já foram outras vezes, agora também serão suprimidos pela vontade e garra de luta de uma classe que foi imensamente prejudicada pela escolha errônea da administração municipal.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

LOJISTAS DE MAIQUINIQUE FECHAM AS PORTAS CONTRA FEIRÃO DO BRÁS

Comerciantes e funcionários do comércio realizaram paralisação na tarde de hoje em Maiquinique.

Cerca de 95% das lojas e comércio da cidade não abriram as portas na tarde dessa terça, em protesto contra a instalação de feiras itinerantes na cidade, e várias faixas e panos pretos, representando luto ao comércio, foram afixadas nas fachadas e portas das lojas.

Setores como o de calçados, confecções, eletrodomésticos, celulares, insumos, artigos diversos, e vários outros tipos de lojistas, aderiram ao movimento em prol do comércio local.

Segundo eles, a prefeitura vem facilitando a vinda de feirantes para o município, muitas vezes em total desrespeito ao código de postura e a lei orgânica municipal, utilizando de manobras políticas e jurídicas para revogar decretos municipais e favorecer o comércio itinerante causando assim uma concorrência desleal e prejuízo econômico não só ao comércio local, mas a cidade como um todo.

Preocupados com essa situação, um grupo de cerca de 40 comerciantes portando cartazes se reuniram na praça da Feira (Manoel Novais) e realizou uma pequena manifestação de repúdio aos atos e ações da prefeitura, que em muito vem prejudicando o comércio e a economia local.

Os principais pedidos e reivindicações dos manifestantes eram voltados ao decreto atual que regulamenta a instalação de feiras na cidade e a falta de fiscalização.

Em alguns dos cartazes havia os dizeres: “Trazer hipóteses é fácil, quero ver algo sustentável. Exemplo, apoiar e manter o comércio em Maiquinique”; “A população de Maiquinique não precisa de esmola, mas de algo sustentável”; “Nós pagamos impostos”; “Queremos que o nosso dinheiro fique na nossa cidade”, além de um cartaz com uma escrita objetiva, “Parabéns Gestora! O cuidar de Você é um compromisso está se cumprindo!”.

Uma comissão representando os comerciantes fará uso da tribuna livre na Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça, e cobrará apoio dos vereadores para a criação e aprovação de leis que venham disciplinar e dificultar esse tipo de prática comercial, tão nociva ao comércio local.

SAM_1655SAM_1658SAM_1659SAM_1660SAM_1664SAM_1675SAM_1677SAM_1701SAM_1703SAM_1707SAM_1708SAM_1718SAM_1719SAM_1720SAM_1721SAM_1722SAM_1724SAM_1727

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PT DE ITARANTIM: O recomeço ou fim de uma relação?

1173796_497033230378208_1313400929_nSr. Almir Oliveira (PT) e o vice prefeito Klber Fonseca (PT) - Foto ASCOM-PT

O Partido dos Trabalhadores de Itarantim se reuniu na noite neste sábado (10) com seus diretores e militantes para analisar as conjunturas políticas nacionais e estaduais, bem como, o posicionamento do partido no município.
Além das presenças do vice-prefeito, Kleber do PT, do presidente da câmara, Juvenal José Rodrigues (Piri) e dos vereadores Raimundo do Sindicato e Ju Roldão, os petistas receberam Almir Oliveira, membro do Diretório Estadual e representante do mandato do deputado Rosemberg Pinto. Avaliaram o possível cenário nacional e estadual para eleições 2014 e refletiram as resoluções do Partido para PED (Processo de Eleição Direta).

Quadro Municipal

No entanto, o que predominou naquela reunião foi a relação do PT de Itarantim com o governo de Dr. Paulo Fernandes. Primeiro se definiu que o partido precisa de clareza de seu papel político em Itarantim. Na ótica de resultados, as urnas deram ao Partido dos Trabalhadores de Itarantim, 2.427 votos, significando a sigla mais votada na coligação que levou o advogado Paulo Fernandes à prefeitura municipal. Em termos de enfrentamento direto, o PT só ficou atrás do PP (Partido Progressista) que saiu com 3.306 votos. Porém, vale ressaltar que, o partido liderado pelo ex-prefeito, Gideão Mattos, tinha a máquina administrativa.
Os números oficiais deixaram o PT numa situação confortável de depender apenas dele para ocupar três vagas na câmara, no que diz as regras de quociente eleitoral. Já na coligação liderada pelo PT (leia-se: Desperta Itarantim), os votos captados junto ao eleitor, somaram 3.455 no total.
Gráfico: fonte TRE


PT – 2.427
PMDB – 894
PSL – 55
PCdoB – 44
PTC – 02
PTdoB – 02
PPS – 01

Numa outra ponta de aliança, encontraremos a coligação liderada pelo PSB, partido do prefeito eleito (leia-se: Avança Itarantim), que saiu das urnas com 3042 votos no seguinte gráfico:

PSB – 1702
PSD – 929
PSDB – 411

Seguindo tal posicionamento dos eleitores nas últimas eleições, o PT de Itarantim, avalia como positiva sua atuação na construção de um projeto. Porém, se torna preocupante, a forma de tratamento que o governo municipal vem tendo com o partido na composição de forças. O Partido dos Trabalhadores tem o vice-prefeito, Kleber do PT, três vereadores: Juvenal José Rodrigues (Piri), Raimundo do Sindicato e Ju Roldão. Isso indica que o PT de Itarantim tem por merecimento, o direito de representatividade no conjunto do governo municipal. Os números apontam esse raciocínio. “Até porque, esse projeto também é nosso”. Lembrou o vereador Raimundo do Sindicato. “Desde as eleições de 2008, o PT luta de forma representativa contra o modelo administrativo do ex-prefeito Gideão Mattos. Não partimos de um ponto de dissidência”.

Limite

O PT de Itarantim avaliou que tem chegado ao limite o desgaste dessa relação, e decidiu que formará uma comissão exclusiva para uma última conversa com o prefeito, Dr. Paulo Fernandes, por entender que as relações não estão sendo claras com o partido. “Não podemos mais adiar essa situação, a sociedade tem nos cobrado, nossas famílias e nossos militantes têm nos cobrado.” Alertou o vice-prefeito, Kleber do PT. “Muitos notaram a falta de cordialidade na Conferência da Cultura. Não podemos culpar o prefeito pelas possíveis ingenuidades de seus auxiliares, porém, não poderemos tolerar falta de entendimento”. Observou o Piri, presidente da câmara municipal.

Assim, ao fim da reunião, o PT de Itarantim definiu que tem posição, por isso precisa urgente de uma resposta do executivo municipal. Caso entenda Dr. Paulo Fernandes que não se faz interessante absorver as ideias e a participação do partido para construir um projeto de governo, é natural que o partido siga seu caminho e aprofunde o debate político naquilo que acredita.


Fonte: ASCOM-PT

domingo, 21 de julho de 2013

MAIQUINIQUE: HOMEM É PRESO ACUSADO DE ABUSAR DE CRIANÇAS DE 5 E 3 ANOS

A polícia militar de Maiquinique prendeu nesta sexta-feira (19), o aposentado Sebastião de Jesus Lima, 42 anos, acusado de abusar sexualmente de duas crianças, uma de 5 e outra de 3 anos.
A mãe das crianças, uma senhora de 26 anos, que preferiu não ter o seu nome divulgado disse que saiu de casa e deixou os dois filhos quando retornou encontrou o seu vizinho Sebastião, abusando das crianças.
Segundo ela, o vizinho estava introduzindo o dedo na vagina da menina de 5 anos e obrigando o garotinho de 3 anos a segurar o seu pênis.
Sebastião foi preso após denúncia da mãe e apresentado no Complexo Policial de Itapetinga, ele foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável.

INFORMAÇÕES: BLOG DO JOTA NETO

segunda-feira, 15 de julho de 2013

JORNAL DA HISTÓRIA DE MAIQUINIQUE: A homenagem do Gazeta ao cinquentenário de nossa cidade.


Quando o Maiquinique foi fundada, no dia 20 de janeiro de 1935, ainda não existia jornal impresso e publicado diariamente. Mas... e se já existisse, do jeitinho que a gente conhece hoje? Já pensou como seriam as reportagens sobre a fundação de nossa cidade?
Pensando nisso, e em homenagem aos 51 anos nossa cidade, o Gazeta Maiquiniquense lança o Jornal da História de Maiquinique.
Imagem1
Esse informativo de estreia, volta no tempo para contar episódios e fatos da história de nosso município de forma jornalística, como se estivessem acontecendo no presente.

Porém vale ressaltar que muitas das informações utilizadas na construção do informativo foram tiradas da internet, ou colhidas através de tradições orais. Portanto cabe àquele que o for utilizar para fins pedagógicos uma maior pesquisa e apuração dos fatos escritos e impressos.
Professores, educadores e alunos sintam-se a vontade para utilizar o Jornal da História de Maiquinique como quiserem, só não se esqueçam de colocar as referências é claro (risos).
Lembrando que essa edição do Jornal da História é apenas um esboço que será melhorado e aumentado futuramente.
Leiam, e viagem no tempo para viver mais uma vez a rica história da maravilhosa cidade grafite.

ACIDENTE DE MOTO COM VÍTIMA FATAL EM MAIQUINIQUE

Um acidente com vítima fatal aconteceu na madrugada deste domingo {14}, por volta das 03:20, na estrada que liga Maiquinique a Itarantim.

Ildiomar de Jesus Paiva, conhecido como {João Grilo}, 34 anos, retornava de um churrasco na região do Pau Sangue, onde comemorava o aniversário de uma prima, quando perdeu o controle da moto, uma Bros, 150, que atravessou a pista caindo próximo ao acostamento.

O acidente aconteceu cerca de 12 km de Maiquinique, mais especificamente na curva de Dizão. Ildiomar chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital de Maiquinique mais já chegou sem vida.

Ele era natural de Macarani mais residia em Maiquinique a bastante tempo. O corpo do mesmo está sendo velado na Rua Beira Rio em Maiquinique, o sepultamento está previsto para ás 08:00h desta segunda-feira.

INFORMAÇÕES: BLOG DO JOTA NETO

sábado, 13 de julho de 2013

CAMINHÃO TOMBA NA ESTRADA QUE LIGA POUSO ALEGRE A MAIQUINIQUE

Por volta das 13 horas deste sábado, um Caminhão Guindaste tombou no trecho conhecido como ladeira de Ani Borges, estrada que liga o distrito de Pouso Alegre à cidade de Maiquinique-BA.

O acidente ocorreu quando uma parte da estrada cedeu devido às chuvas e ao peso do veículo. O Caminhão pertencia à empresa MIG GUINDASTE de Vitória da Conquista. Não houve vítima.

INFORMAÇÕES E FOTOS: BLOG DO ÊNIO/POUSO ALEGRE

JOVENS DE MAIQUINIQUE PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA

De 12 a 14 de julho a comunidade de São João, no município de Ribeirão do Largo – BA, receberá o Encontro de Formação de Agroecologia voltado para jovens dos municípios de Vitória da Conquista, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Itarantim e Maiquinique.  O evento, organizado pelo CEAS e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), tem a proposta de preparação para o Intercâmbio em Minas Gerais – que será realizado em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) - e ainda orientar os jovens do Sudoeste sobre experiências de produção agroecológica e de comercialização.

Informação: Ceas (Centro de Estudos e Ação Social)

FÓRUM DE ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS DO SUDOESTE DA BAHIA LANÇARÁ CARTILHA CONTRA O MONOCULTIVO DO EUCALIPTO

              O Fórum de Entidades do Sudoeste realizará o seu Encontro Regional no dia 19 de julho, das 9h as 17h, no Salão da Catedral, Praça Tancredo Neves (ao lado da Cúria Metropolitana), em Vitória da Conquista. Na programação, avaliação do contexto e das ações desenvolvidas ou em curso; definição de ações conjuntas; lançamento da cartilha “Monocultivo de Eucaliptos: Não Comemos papel, nem carvão”

INFORMAÇÃO: CEAS

quarta-feira, 3 de julho de 2013

MAIQUINIQUE: DOIS MENORES SÃO PRESOS COM 40 PAPELOTES DE MACONHA

A polícia Militar apreendeu dois menores de 17 anos portando 40 papelotes de Maconha.

A prisão aconteceu ontem, terça feira, por volta das 18:30h, quando a Polícia Militar recebeu informações anônimas sobre a movimentação de traficantes  numa boca de fumo, nas mediações do Bairro Alto da Colina, em frente a Casa de Shows Almeidão.
Após as denúncias, a guarnição da PM se mobilizou para checar a veracidade do fatos, e chegando ao local encontrou dois menores de 17 anos portando 40 papelotes de maconha.

Os menores e a droga foram apreendidos, e levados na manhã desta quarta-feira, (03) para a delegacia de Macarani, onde serão ouvidos para prestarem esclarecimentos a polícia.

Fotos: Blog do Jota Neto

MAIQUINIQUE REALIZOU MANIFESTAÇÃO POPULAR NO FERIADO DE 02 DE JULHO

1017375_194045530754980_1625814622_nOs manifestantes se reuniram às 16h, em frente ao Colégio Estadual Altair Meira, Bairro Morumbi, e percorreram as principais praças, rua e avenidas da cidade.

Com frases do tipo “Chega de Corrupção, poupem ao menos a educação, e queremos Escolas e Hospitais Padrão FIFA”, jovens internautas de Maiquinique realizaram ontem, 02 de julho, uma manifestação popular pelas principais ruas, praças e avenidas da cidade reivindicando melhorias para a educação, saúde, segurança, combate ao desemprego, redução da tarifa de água, dentre outras.

Classificada como apartidária e pacífica, ou seja, o movimento não é organizado por partidos políticos, a manifestação foi, também, um apoio de quem vive em Maiquinique ao Ato Nacional que tem ocorrido no país, com destaque para as capitais brasileiras.

Os manifestantes saíram do ponto de concentração em frente ao Colégio Estadual Altair Meira por volta das 16:50 da tarde desta terça feira, e seguiram, pela Rua Zeferino Silveira, passando pela rua Rui Barbosa, em frente a Câmara de Vereadores, logo após seguiram para a praça Lomanto Júnior, passando pela Praça Manoel Novais, Rua Luís Rodrigues, Praça Willian Faria Valadão, Rua Francisco Martis, Rua Humberto de Campos e Rua 7 de Abril.

Após quase 3 horas de Caminhada, os manifestantes pararam na praça Lomanto Júnior, em frente a Prefeitura Municipal e realizaram uma assembleia aberta, onde os participantes do movimento puderam expor suas ideias e opiniões acerca das várias reivindicações mostradas nos cartazes. Depois da Assembleia, os manifestantes seguiram para a Praça Willian Valadão, onde fizeram um Painel com os cartazes contendo as reivindicações da comunidade.

580187_272245816248701_1190762108_n600184_194044167421783_349974838_n943551_194227254070141_403517825_n993041_614830625208670_491749459_n998825_194046690754864_250105912_n998826_194238827402317_1219074420_n999002_194054730754060_547901313_n1001484_272245786248704_1331836476_n1002077_194054524087414_1277029620_n1010764_194046117421588_928057558_n1011035_194044640755069_937581144_n1017375_194045530754980_1625814622_n1044456_272245842915365_1658760547_n1044994_457476187681921_1270393461_n1045112_194044700755063_1866993219_n1045256_194044287421771_1320813054_nmanifestação 000manifestação 1manifestação 2manifestação 3manifestação 4manifestação 5

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More