quarta-feira, 28 de março de 2012

VERGONHA, ATÉ QUANDO O DESCASO COM A MERENDA ESCOLAR?!

    

Os dois cenários que abrem essa postagem estão longe de serem classificados como casos isolados. Praticamente todos os Centros Municipais de Educação Infantil de Maiquinique, enfrentam dificuldades no início desse ano letivo. E não apenas na questão estrutural, com obras demoradas e mal feitas, mas também no descaso com a merenda escolar.

       Mais de 2.000 (dois mil) alunos da rede municipal de ensino de nossa cidade estão há mais de dois meses ingerindo apenas biscoitos, sonhos e broas de milho como merenda escolar. As denúncias são feita pelos próprios pais dos alunos e pelas crianças que, estão revoltados com a situação vergonhosa e desumana com que o prefeito vem tratando do assunto.

      A preocupação por parte dos pais é muito grande, levando em consideração que eles, em sua maioria significativa, são pobres.

      Sabe-se que esse “problema” com a merenda escolar em Maiquinique não é de hoje. Isso já se arrasta a mais de 3 anos, tendo inclusive sido alvo de constantes denúncias, pelo Jornal Gazeta Maiquiniquense e por esse blog.

Em Maiquinique já fora distribuída até mesmo carne estragada e suco vencido, como merenda para os alunos da rede pública de ensino!

Um absurdo que parece passar despercebido aos olhos de nossas autoridades.

     A verba para merenda escolar é repassada pelo Governo Federal e distribuída pela Secretaria Estadual de Educação. Os valores são calculados pelo número de alunos da escola. A transferência dos recursos é dividida em 10 parcelas iguais, de fevereiro a novembro de cada ano, correspondentes á 20 dias letivos por mês para os alunos da pré-escola e do ensino fundamental e médio. O repasse é feito entre o dia 20 e o último dia útil de cada mês.

    No vídeo acima nós indicamos um dos caminhos pelo qual é possível ter acesso a informações sobre a merenda escolar de seu município, quando foi liberada, o valor liberado, dentre outras informações bastante úteis e necessárias ao cidadão que queira fiscalizar as verbas do seu município. Lembrando que além dos recursos do PNAE, também são utilizados na compra da merenda escolar, recursos do FUNDEB.

Que esse vídeo possa servir de alerta aos cidadãos de nossa cidade, quanto a importância de fiscalizar esses recursos, que ao que tudo indica, estão sendo indiscriminadamente desviados de seus fins.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More