domingo, 30 de maio de 2010

O GRITO DOS EXCLUÍDOS

Os coletores de lixo e varredores de rua, também conhecidos como “garis” são profissionais indispensáveis na limpeza e conservação das cidades. Mas a importância deles não é reconhecida e nem tampouco valorizada pelo poder público de nossa cidade. Por isso, publicamos aqui no Gazeta, esta Carta aberta à população, em busca de atitudes menos preconceituosas e menos humilhante, praticadas pela prefeitura de nossa cidade contra esses profissionais da limpeza.e também  para insistir na adoção de hábitos democráticos por parte do secretário de limpeza urbana, que tem se mostrado um verdadeiro tirano no exercício de sua função. Pois, os garis e varredores de Maiquinique querem provar para a Prefeitura e para o secretário de limpeza urbana  que não aceitam o desrespeito e o descaso imposto a eles a ferro e fogo.
O preconceito e a afronta aos mínimos hábitos democráticos, e aos direitos desses trabalhadores se confirmam pelas atitudes da prefeitura e do seu secretário de limpeza urbana em não disponibilizar nenhum equipamento de segurança básica aos garis de nossa cidade. Conforme mostra a foto, os Garis de Maiquinique trabalham em situação precária, em constante contato com o lixo orgânico, doméstico e industrial, debaixo de sol, chuva, frio ou calor, sem usar luvas, macacões, protetores solar, boné, enfim, nada que sirva para amenizar os infortúnios de sua penosa profissão.
Os Garis reclamam ainda por um outro direito constitucional que é descaradamente desrespeitado pela prefeitura. O direito ao adicional de insalubridade.
A constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXIII, assegura aos trabalhadores urbanos e rurais, dentre outros, o adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. Por sua vez, o artigo 189 da CLT prescreve:
"Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos."
Mas ainda assim a prefeitura teima em humilhar e desrespeitar os nossos profissionais da limpeza. Mas o que realmente assusta esses trabalhadores é a forma ditatorial e de semi-escravidão que são tratados pelo secretário “José Biribico”, que os ameaçam constantemente, assediando-os psicologicamente, humilhando-os e algumas vezes até chega a agredi-los com palavrões. Alguns deles sendo obrigados inclusive a trabalhar no dia 1º de Maio, dia mundial do trabalho!!
Alguns Garis disseram ainda a nossa reportagem que irão procurar fazer valer seus direitos, se reunindo com a promotoria do trabalho, e que também irão tornar pública, as humilhações sofridas por eles, dando uma outra entrevista á rádio de Itapetinga.
O Gazeta Maiquiniquense, no seu papel informativo, e indignado pela triste realidade desses profissionais, entrará em contato com a TV Sudoeste em Vitória da Conquista, pedindo o agendamento de uma reunião com os Garis de nossa cidade, para que esses retratem em rede nacional essa vergonha que vem acontecendo aqui em Maiquinique.
Apesar das humilhações sofridas, esses profissionais têm consciência da importância da sua profissão e sentem orgulho de seu trabalho, exercido debaixo de chuva, sol, calor ou frio. E se pensarmos bem, o que seria de Maiquinique se esses profissionais não existissem? Como ficariam as ruas de nossa cidade se não houvesse pessoas responsáveis por sua limpeza? A principal função dos garis e dos varredores de rua é recolher o lixo produzido por todas as pessoas nas vias públicas, residências, indústrias, lojas, comércios e Hospitais, além de varrer ruas, praças e avenidas, para que tudo esteja sempre limpo. Por isso apoiamos e respeitamos   esses grandes profissionais, e repudiamos a negligência do poder público de nossa cidade para com os mesmos. ISTO É UMA VERGONHA!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More