Na semana em que se discutiu amplamente a questão da monocultura do eucalipto e os consequentes impactos ambientais provocados pelo "deserto verde", o texto semanal de nosso colunista Paulo Meira vem complementar o que já vem sendo alvo de diversos embates e discussões entre ambientalistas empresas multinacionais e o governo: O meio Ambiente não é negócio.
BRASIL VERDE, PENSAMENTO CINZA
Há muitos e muitos anos, cresci ouvindo que as nossas matas e nosso ecossistema funcionam como espécies de “Pulmões do mundo”. Mas nos deparamos com pensamentos recheados de puro capitalismo, sem pensar no funcionamento salutar desses tão importantes “órgãos” que fazem com que a qualidade da vida humana seja o topo de uma cadeia de sobrevivência.
Ai fico sempre a me perguntar, o que seria mais importante? A vida humana que depende de um equilíbrio da nossa fauna e flora, ou os interesses de alguns poucos políticos e burgueses que em tese definem o destino de nossa nação?
Todos os dias, vejo cabeças pensando em projetos faraônicos como, a transposição do rio São Francisco, a mega usina de Belo Monte, e o incentivo ao plantio de eucalipto entre outros tantos projetos que são fontes eminentes de desvio de verba pública e que tem como principal interesse, saciar a fome voraz de muitos pela verba pública, ao invés de saciarem a fome que de fato existe estampada nos rostos de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. Enquanto isso a vida de milhares de ribeirinhos estão sendo ameaçadas por tais projetos, e a nossa tão rica fauna tendo que perder espécies nativas que estão entrando ou já estão em extinção.
Gostaria que os amigos leitores jamais, deixem de se colocarem a serviço da natureza em detrimento a interesses que são de pura insanidade humana. Lembremos que temos que deixar um legado para as gerações vindouras, e que seja um legado consciente e não um legado onde interesses infundados venham prevalecer. Assim deixo um alerta aos nossos jovens e adultos, que prezem por um futuro melhor para as próximas gerações no sentido de ter uma qualidade de vida melhor enquanto habitantes desse imenso planeta que Deus nos deu a responsabilidade de cuidarmos.
COLUNISTA: (PAULO MEIRA MOREIRA)
1 comentários:
Devíamos repensar sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente principalmente em relação à água e as florestas desmatadas . Vejo que você Paulo pensa muito nisso , e quero parabenizar pela sua atitude ! Texto muito bom , e infelizmente a realidade do nosso Brasil .
Postar um comentário
ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.