Experiências produtivas que visem uma melhor sustentabilidade econômica e ambiental para as regiões Sul e Sudoeste da Bahia serão discutidas e articuladas em um seminário na próxima sexta-feira, 07/12, na sede da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (COOPARDO), em Itarantim – Bahia. O evento é promovido pelo CEAS e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com o apoio da Organização Amigos de Itarantim, Associação de Produtores de Leite de Itarantim, Associação dos Pequenos Agricultores de Água Vermelha, Comunidade de Palmeira, Associação Amigos da Natureza, de Maiquinique, e Gazeta Maiquiniquense.
O Seminário é um desdobramento da visita na comunidade de Palmeira, Itarantim – BA, realizada em outubro deste ano, para discutir ações que proporcionem uma melhoria de renda aos pequenos agropecuaristas e agricultores, bem como das recentes aprovações de Projetos de Lei de Iniciativa Popular, que entre outras propostas ambientais, restringe o plantio de plantas exóticas nos dois municípios, a exemplo do eucalipto.
Durante o Seminário será apresentado o plano de apoio aos pequenos agricultores e agricultoras com as seguintes propostas:
Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar: Incentivará a implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho com palma forrageira adensada. A palma é uma forrageira bem adaptada às condições do semiárido, apresenta alta produtividade quando cultivada de forma intensiva e suporta períodos de estiagem prolongada, é rica em carboidratos e é uma excelente alternativa para alimentação de bovinos, ovinos e caprinos no período da seca.
Inseminação Artificial em Bovinos de Leite: O EBDA usa a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).O cio das vacas é estimulado com a utilização de hormônios para a posterior introdução do sêmen. A inseminação ocorre de forma programada, acompanhada e executada por técnicos da empresa. Espera-se, com o uso dessa tecnologia que 50% das fêmeas inseminadas fiquem prenhes.
Quintais Agroflorestais: Os quintais na zona rural são transformados em unidades de produção de alimentos agroecológicos (sem produtos químicos e veneno) como hortas, pomar, criação de galinhas, codornas, abelhas sem ferrão etc., para produção de madeira e de ervas medicinais (cidreira, mastruz, capim santo, pitanga etc.). Este espaço também valoriza o trabalho feminino, pois na maioria das unidades, as mulheres são quem gerenciam sua produção. Assim, o quintal auxilia na segurança alimentar e pode ser alternativa de renda para as famílias que comercializam o excedente produzido.
Controle Homeopático de Doenças e Parasitas em Bovinos: A homeopatia é uma ciência desenvolvida há 200 anos. Há cerca de 15 anos este tipo de tratamento também vem sendo realizado em animais. Pesquisas recentes viabilizaram o uso de medicamentos homeopáticos que controlam a infestação de carrapatos, mosca do chifre, berne, vermes e moscas domésticas em bovinos. O controle orgânico e homeopático representa para o(a) produtor(a) a redução de custos, aumento da produção e dos lucros, além da melhoria na saúde das pessoas (seus familiares, trabalhadores(as) e consumidores(as).
Programação
Data: 07/12/2012
Local: COOPARDO, Itarantim – Bahia
08:30 horas: Abertura do evento
09:00 horas:Apresentação da Situação da Agropecuária Regional
09:30 horas: Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar
10:45 horas: Intervalo
11:00 horas: Inseminação Artificial em Bovinos de Leite
11:45 horas: Quintais Agroflorestais
12:30 horas: Intervalo para o almoço
14:00 horas: Controle Homeopático de Doenças e Parasitas em Bovinos
15:00 horas: Elaboração de plano de ação
INFORMAÇÕES: Portal do CEAS
0 comentários:
Postar um comentário
ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.