segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DADOS DO IDEB MOSTRAM QUE MAIQUINIQUE ALCANÇOU METAS NA EDUCAÇÃO

MAIQUINIQUE: Finalmente uma boa notícia para a educação de Maiquinique. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia (14) mostram que Maiquinique superou as metas estipuladas para  2011 nas notas que se referem a 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio.
Na avaliação da 4ª série, Maiquinique alcançou a média de 3.6, enquanto a projeção estimada para este ano era de 3.1. Na 8ª série, a nota do município chegou a 3.1, superando os 2.1 projetados para 2011.
Imagem1

Avaliação das Unidades de Ensino

As unidades municipais de séries iniciais (4ª série / 5º ano) que tiveram o melhor desempenho foram as escolas NELSON JOSÉ DE OLIVEIRA, alcançando a pontuação de 3.9, e o SIMÕES FILHO, que apesar de ter regredido em relação ao IDEB anterior (2009), manteve a média projetada para 2011 que foi de 3.7. A escola com pior nota no município foi a GASPAR DUTRA, que obteve apenas 2.6 pontos no IDEB. Porém, vale ressaltar que não se pode comparar o índice atual dessa escola com o dos anos anteriores, uma vez que não consta na ferramenta de busca do MEC, nenhuma informação referente as médias alcançadas por essa Unidade Escolar, exceto a de 2011, portanto, nos impossibilitando de fazer uma comparação que ateste crescimento ou decréscimo nesse IDEB observado. Imagem2Sendo o CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL NATANIEL SOUZA SILVEIRA, o único do município que detém as séries finais (8ª série / 9º ano), a meta projetada, que era de 2.6, foi superada, chegando a alcançar 3.1 na nota de avaliação do IDEB 2011.

Para saber mais sobre o IDEB de Maiquinique, comparar dados e acompanhar o desempenho de sua unidade escolar. Clique Aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More