Uma linha de montagem de voto de cabresto foi criada nessa campanha eleitoral em Maiquinique, envolvendo o prefeito Jesulino Porto (PSD), que disputa a reeleição.
O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle do Poder Político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.
Em Maiquinique esse abuso de poder e desrespeito às Leis vigentes em nosso país tem sido frequente. Nesse ano de eleições, a Prefeitura e demais órgãos municipais de nossa cidade estão sendo usados como central de clientelismo explícito, sob o comando do prefeito, Jesulino Porto, e seus secretários.
Pessoas que passaram os últimos três anos abandonados e esquecidos pelo município, agora estão sendo “convocadas” para a prefeitura, onde engrossam as filas de cidadãos que crescem a cada dia naquela repartição.
Denúncias de populares e dos próprios funcionários públicos dizem ainda que, quando não é possível comprar o voto do cidadão ou de funcionários com cimentos, blocos, cestas básicas botijões, etc, o prefeito e seus secretários estão utilizando de pressão psicologia e assédio moral para arrancar na marra o voto do eleitor.
Eles ameaçam funcionários com corte de benefícios garantidos por leis, negando-lhes férias, licença prêmio, pagamento de quinquênio, entre outros direitos, ou desvio de função daqueles que não comparecerem aos movimentos e passeatas organizados por ele.
Para o cientista político Alberto Saldanha, da Universidade Federal de Alagoas, o clientelismo e a troca de voto por favores e bagatelas ainda são uma realidade alimentada pela ignorância e a extrema pobreza de grande parte da população.
Pelo visto essa eleição em Maiquinique será bastante inflacionada, custando muito caro para o município, afinal eles gastam, mas quem paga a conta somos nós!
0 comentários:
Postar um comentário
ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.