quarta-feira, 18 de abril de 2012

SEMANA DA CIDADANIA EM ITARANTIM FOI UM SUCESSO!

DSC02558A semana da cidadania é uma das três atividades que a pastoral da juventude tem no Brasil, esse ano como todos os anos, sempre em comunhão com a campanha da fraternidade que tem como reflexão a saúde publica. A semana da cidadania traz uma temática atual e bastante discutida em todos os setores de movimentos sociais, tema: "juventude e saúde alimentar", lema: "é preciso ter certeza do que se põe na mesa".
trazendo a discussão os alimentos contaminados, a quantidade de agrotóxicos que são aplicados nos nossos alimentos.
A proposta do tema nasceu com a pastoral da juventude rural que tem um trabalho com os jovens do campo e com muitos movimentos ligados as questões rurais.
Cada (arqui) diocese ou paróquia de todo Brasil celebra no dia 14 essa atividade tão importante para o calendário da pastoral da juventude aqui em nossa cidade, Itarantim paróquia Santo Antônio da arquidiocese de vitória da conquista tivemos três dias de discussão, começando no dia 12 assistindo o filme "o veneno estar na mesa", fazendo uma reflexão sobre alimentos contaminados e o agronegócio.
No dia 13 realizamos um evento esportivo com toda juventude mostrando a importância da pratica do esporte para uma vida saudável e fechamos no sábado dia 14 com a palestra sobre segurança alimentar assessorado por Maicon Leopoldino do (Ceas) centro de estudos e ação social e militante dos movimentos sociais do campo. Ainda no sábado demos abertura a lei de iniciativa popular de restringir o plantio de eucalipto no nosso município, durante esse período vamos estar coletando assinaturas e mobilizando todas as organizações e se conscientizando sobre o perigo da vinda do eucalipto, os seus impactos ambientais e o enfraquecimento da agricultura familiar na nossa região. Nada mais justo num dia de semana da cidadania fazer uma abertura de uma lei de iniciativa popular,  nada mais justo explorar um tema como este e discutir o modelo de monocultura do eucalipto. o campo precisa produzir, o homem precisa trabalhar a terra e produzir o alimento de qualidade "e se o campo não planta a cidade não almoça e nem janta", essas são as nossas convicções, que a semana da cidadania  ela não pare por aqui que seja sempre a nossa discussão, a luta continua e o monstro é grande mas unindo força vamos aqui fazer acontecer.
"Pequenas pessoas num pequeno lugar, fazendo coisas grandes" ditado africano.
Joabes Rodrigues
articulador da pastoral da juventude
Paróquia Santo Antônio
Itarantim-Ba

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

ESPAÇO LIVRE PARA DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS
Criamos este espaço para que os nossos leitores façam suas denúncias e comentários sobre assuntos diversos, independente dos temas abordados pelo site. Embora o espaço seja livre, não iremos postar comentários ofensivos ou difamatórios.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More